MOOC no Contexto do Ensino Superior Brasileiro: uma revisão sistemática


MOOC no Contexto do Ensino Superior Brasileiro: uma revisão sistemática Jean Carlos da Silva Monteiro1 Joseane Cantanhede dos Santos2 Perla Maria Berwanger3 João Batista Bottentuit Junior4 RESUMO Neste artigo, apresenta-se uma revisão sistemática da literatura sobre produções científicas que abordam a temática Curso Online Aberto e Massivo - MOOC no contexto do ensino superior brasileiro, em língua portuguesa (Brasil). Foram analisados 8 (oito) estudos disponíveis em três principais bases de dados do país. Os resultados mostram que há a carência de pesquisas voltadas ao Curso Online Aberto e Massivo no Brasil em relação a outras metodologias que também exploram a educação aberta a distância. A partir de 2014, pesquisas em MOOC ganharam maior número de publicações acadêmicas e aceites em revistas especializadas. A concentração de trabalhos e produção acadêmica que versam sobre a temática tem maior incidência nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, com maior produção em artigos, seguidos de dissertações vinculadas à área/eixo da Educação. PDF